Como vencer um vício?

0 comentários

vencer um vício
Todos têm ou já tiveram um vício certo? certo, alguns são "inofensivos" e outros extremamente destrutivos, mas tudo é vício que nos controla e nos preocupa da mesma forma e também afecta nossa alegria e nossos relacionamentos por isso vou tentar deixar aqui alguns passos pra sair dessa, vamos lá:
1. Aceite que é viciado: Reconhecer que está viciado é o primeiro passo para vencer o vício, certas pessoas se recusam a aceitar que estão viciadas ou simplesmente acham que é normal e está sob controlo, mas quando algo é mais forte, muito freqüente e não depende de nossa vontade é um vício com certeza e devemos passar ao passo 2.

2. Mude o ambiente: Entenda ambiente como tudo que o rodeia inclusive as pessoas com quem anda, mude a organização dos móveis as figuras na parede etc. a mudança de ambiente tem um certo poder de mudar a rotina que seguimos, se por exemplo tem o hábito de sentar numa cadeira na varanda e fumar um cigarro, tente tirar a cadeira da varanda e verá que terá uma mudança na sua rotina, para certos vícios é importante não ficar sozinho, pois esse é um ambiente favorável e para outros ficar com certos amigos é um ambiente favorável.

3.Crie um “contra vício”: Só se vence algo com algo maior, tente criar um hobbie ou algo que te concentre por muito tempo e que te envolva mais como cantar, dançar, escrever, ler etc. O contra vício têm de ser mesmo algo que te interesse não pode ser qualquer hobbie pois largará em pouco tempo.

4. Dificulte seu vício: Torne seu vício uma tarefa difícil, complique o acesso aos meios de seu vício por se estiver relacionado com o computador crie códigos ou subpastas, se for drogas esconda os acessórios se for tv, o controlo, de modo a reduzir aquela vontade, pode não ajudar muito mas se usado em conjunto com outras formas é efetiva.

5. Crie uma estratégia: Pode ser de abstinência temporária, por exemplo, quatro dias sem usar, ou uma semana dependendo do vício, outra estratégia é colocar uma moeda ou nota a cada recaída num frasco, claro que isso varia muito e é importante ser criativo, por exemplo se seu vício é de roer unhas pode pôr algo picante nas mãos (ui), seja criativo/a!

6. Faça uma avaliação: Avalie o avanço de sua estratégia, veja se está ou não a resultar, mude se necessário, mas nunca desanime, lembre que ele não some de um dia para outro é importante ter calma e acreditar que:
  • Não fará falta
  • Irá se sentir melhor
  • Pode vencê-lo
  • Você que manda em si e não ele

Fale de seu vício e do que faz para vencê-lo, comente!
 

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!

Ocorreu um erro neste gadget