Como ser uma pessoa organizada?

0 comentários

pessoa organizada
Ser organizado/a requer uma dura dose de disciplina e treinamento, toda gente adora estar num lugar limpo e organizado mas poucos gostam de limpar e organizar, dá uma peguiça né? Mas é compensador e muito agradável acredite, organizar tudo é fácil (jura!) o problema é manter tudo como está, para isso o papai vai ensinar vou propor essa pequena lista de regras que devem ser seguidas á risca para se manter num ambiente respirável, cá vamos:

1. Útil vs. Inútil: separar o útil do inútil pode parecer uma tarefa dura, para isso é preciso ser mau com suas queridas coisinhas como rascunho do desenho da casa da sua ex namorada, tampa de caneta que já não escreve há anos, recibos de objectos que já não existem, sapato de quando tinha 2 anos por aí., pra quê tanto lixo, o lixo é o maior inimigo da organização, a gente guarda lixo demais, amontoa coisas desnecessárias que dão uma enorme dor de cabeça na hora de arrumar, então doe, deite, queime, faz qualquer coisa mas se livre disso por favor.

2. Espaço livre: Deixe o topo da mesa, estantes, ou lugares visíveis mais livres possíveis, facilitam a limpeza e deixam o ambiente mais agradável claro, nesse momento use as sacolas plásticas e caixas para guardar o monte de besteira que você não quer se livrar na regra 1.

3. Hierarquia: mais importante perto, menos longe, por exemplo se é no escritório porque o raio do agrafador fica em frente do teclado, o que você usa com mais frequência?, os objectos usados com frequência devem estar mais próximos e assessíveis e se não usa ou usa pouco coloque no saco da regra 2 ou na lixeira da regra 1, fique apenas com o necessário.

4. Usou, Devolveu: Talvez uma das mais complicadas regras mas nada que o treino não resolva, tente colocar um lembrete DEVOLVER, em algum lugar bem visível que pode ajudar bastante, esse é um passo muito importante para manter o ambiente organizado, para isso é importante ter outro pré-requisito: o lugar das coisas, cada coisa deve ter um lugar específico onde deve ser guardada sempre; o celular, a carteira, tudo deve ter um lugar fixo para usar e devolver, pode se estender essa regra para sujou-limpou, que também é simples de falar cumprir, a dica do lembrete é boa para isso.
5. Ordem: tudo tem uma ordem, os livros são um bom exemplo, pode ordenar em tamanho, que não é bom mas é bonito, ou em categoria que é bom mas pode ser feio, canetas em um lugar, lápis no outro, camisetas numa gaveta, calças noutra e assim por diante, colocar tudo em ordem resume o que é ser organizado, sendo aqui mais uma vez apelada a regra 4, olhar para o lembrete que aconselho a colar já na parede.

Para ser organizado, precisa de dar uma folga á preguiça e colocar tudo em ordem segundo as regras acima e daí em diante é só usar e devolver, muita das vezes a desorganização é relacionada com a preguiça, mas ser desorganizado/a não significa exactamente ser preguiçoso mas sim não seguir algumas regras básicas e praticá-las regularmente.

 


Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!