Como consolar alguém?

0 comentários
consolo
Já se deparou com aquelas situações em que seu amigo ou alguém próximo está mesmo triste ou abatido e você fica sem saber o que fazer? por vezes dói ficar só olhando e sentindo-se impotente perante a situação não é? é, hoje vou ajudar a saber o que fazer nessas situações. Lembre-se no entanto que cada caso é um caso e cada passo varia com o tipo de pessoa e a gravidade da situação ao longo do tempo farei artigos para casos mais específicos mas por enquanto ficam as dicas gerais:

1.Dê espaço
Antes dê mais uns minutos para a pessoa soltar tudo em seus braços, é importante ,não por muito tempo mas aquela dor inicial tem de ser em absoluto silêncio, se a pessoa quiser lembrar ou lamentar dê alguns segundos para falar tudo que vem á alma e apenas escute.

2. Cuidado com o "tudo vai ficar bem" ou "não está tão mal"
Essas palavras deixam a pessoa com a sensação de que o que perdeu não vale tanto ou que ela não precisa ficar do jeito que está o que não é bem verdade, especialmente quando perdeu alguém, é melhor deixar os conselhos de lado.

3.Tocar e olhar
Uma das partes mais importantes é o abraço, deve ser forte e seguro, por vezes as pessoas não precisam nada mais do que isso toque e segure, e quando estiver a falar do seu problema em momento algum se distraia, mantenha a atenção e o contato visual com a pessoa.


4. Partilhar experiências
Quando alguém está numa situação triste, ouvir que alguém já passou por isso o consola, se já tiver passado por uma situação igual conte como foi e fale da sua superação.

5. Não se afaste
É difícil ficar diante de alguém que está muito triste mas evite se afastar, a pessoa nesses casos se sente um fardo para os amigos e familiares, mostre que se importa com eles porque é nesses momentos que mais precisa de você por perto mesmo sem nada para dizer.

6. Faça alguma atividade que o faz sentir melhor
Assistir um comédia ou passear e conversar ajudam bastante, se você é amigo e o conheçe bem escolha alguma coisa que a pessoa goste de fazer e faça com ela depois do momento do consolo é importante distrair.

É isso aí amigos, o importante é dar tempo e espaço que a pessoa precisa, consolar não é uma tarefa tão difícil assim basta estar presente de corpo e alma e ter cuidado com os conselhos e as falsas expetativas.


Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!