Como escolher um bom parceiro de negócios?

0 comentários

parceiro de negócios
No mundo actual sabemos que está cada vez mais difícil escolher um bom parceiro, nunca se sabe o que se vai encontrar pela frente, mas as parcerias são em certos casos a única saída de um empreendedor. Nesses casos é necessária muita prudência e análise, vou aqui tentar apontar alguns pontos que julgo essenciais na escolha de um parceiro:

1. Comunicação: Parceiros têm de se entender têm de ter uma comunicação um pouco além da normal, de prever o que o outro vai dizer, em suma falar a mesma língua, considere alguém que você conhece bem ou que tenha mesmos valores e preferências que você.

2. Visão: Ambos têm de ver o futuro da empresa do mesmo jeito seguindo o mesmo caminho, se um por exemplo pretende alcançar o sucesso mais rápido que o outro fica bastante complicado podendo gerar desentendimentos.

3.Capacidades complementares: Difícil de se conseguir mas é uma grande vantagem, ter um parceiro que sabe fazer ou dar ideias sobre algo que você não sabe é simplesmente compensador e um grande alívio em muitos casos.

4.Desafio: O parceiro tem de ser capaz de desafiá-lo, de ter opinião própria de vez em quando e de saber dizer quando ele não concorda com alguma estratégia ou atitude, ter um parceiro passivo é uma grande barreira para o crescimento a empresa.

5. Confiança: Você deve ter um parceiro que você acredita ser capaz de ajudar a empresa, é muito importante, deve ser alguém que você pode deixar tudo sob seus cuidados e não que precisa de você para orientar.

6.Pensar mais na Empresa:O parceiro precisa saber também manter o ambiente de trabalho agradável e quando uma empresa é gerida por mais de uma pessoa é comum terem ideias contraditórias, nesse caso os argumentos e os interesses devem determinar a melhor e não simplesmente a arrogância ou motivos pessoais.

Concluindo, uma boa parceria é como um bom casamento, tudo depende da cumplicidade e interesse do casal, e como num bom casamento o parceiro não deve ser escolhido ao acaso, é necessário ter boas referências e acima de tudo evitar escolher por ser amigo ou parente, mas sim pelas suas reais qualidades.

O que você considera importante na escolha de um parceiro?


Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!