Como se recuperar de um trauma?

0 comentários
Olá pessoal, a gente passa todos os dias por situações diversas, mas de todas as coisas que nos acontecem algumas deixam marcas bastantes fortes que nos atormentam por vezes a vida toda chegando a alterar nosso comportamento que são os chamados traumas, como qualquer lesão o trauma quando não for devidamente tratado deixa sequelas irreparáveis em nós. Por isso pesquisei e adaptei do psychology today uma lista que recomendo a quem passou por uma situação forte a seguir, são quatro passos básicos para se recuperar de um trauma:

1. Quebra
A quebra representa o simples corte permanente do circuito do trauma, este processo é natural e leva seu tempo, porque antes da quebra total o cérebro não funciona direito e qualquer tentativa de ajuda nesse momento é inútil, o corpo trabalha por si tentando repor os sentidos, nesse momento a pessoa se sente vazia por dentro e completamente perdida, as emoções estão á flor da pele e só quando o circuito voltar a estabilizar e o corpo "digerir" o que se passou é que se pode fazer algo.

2.Desafio
Depois de quebra do circuito é importante reviver o trauma, claro que os traumas requerem diferentes formas de reviver, alguns precisam de voltar ao local de ocorrência, outros precisam de contar várias vezes o que aconteceu, uma criança pode por exemplo desenhar, apesar de ser forte as pessoas precisam mesmo de reviver, quanto mais você sente mais se cura, e se fica dentro de si os efeitos são mais fortes. Resumindo nessa fase a pessoa deve olhar o seu trauma nos olhos.

3. Ação
Aqui não importa o tamanho da atitude mas as ligadas ao trauma são as que mais ajudam, como escrever uma carta para quem lhe ajudou, fazer um trabalho sobre o trauma que sofreu ou ajudar alguém que passou por isso, existem realmente muitas formas de agir contra a corrente negativa do trauma, coisas muito pequenas como se concentrar no que parou na sua vida pode ajudar, se isso ajuda pode começar a praticar alguma atividade física o que importa aqui é finalizar a parte dois por completo por isso esses dois passos podem ser trabalhados juntos, se ao voltar para o trabalho tiver uma recaída volte a falar com alguém sobre a história que terá que ser alguém paciente para o uvir.

4.Reintegração
Nessa fase quem já passou pelas fases anteriores começa a dar um novo sentido a sua vida e a traçar novos planos para sua vida, dando a ela um novo valor, essa fase é uma compensação dos processos árduos passados, se puder a pessoa pode compartilhar a sua vitória com as outras pessoas que passam por essa situação e começar uma nova vida.

O processo de recuperação de um trauma exige muita calma e o cumprimento total e efetivo de todas as fases mencionadas. Existem diferentes tipos de trauma e cada um requer uma forma diferente de aproximação e tratamento, a família e os amigos são importantes e é preciso que a vítima ajude a ajudar também. Boa sorte


Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!