Como lembrar do nome das pessoas?

0 comentários
Olá pessoal, chamar as pessoas pelo próprio nome é muito mais importante do que você pode imaginar, faz a pessoa se sentir mesmo bem, especialmente se você for alguém de status social mais elevado. O nome tem algum significado e um toque especial, você não se sente especial quando seu chefe, diretor, colega ou professor lhe chama pelo nome?
Não há nada mais doce que o som do seu próprio nome (William Shakespeare)

Lidando com nomes difíceis

Certas vezes você será confrontado a lidar com nomes mesmo difíceis; asiáticos, britânicos, ou mesmo da mesma língua, mas de pais bastante criativos (rsrss), nesses casos muitos tentam "traduzir" o nome da pessoa, ou substituir por um outro, mas o recomendável nesse caso é repetir em voz alta e insistir que a pessoa lhe ensine a falar seu nome na sua língua e do seu jeito, ela com certeza prefere assim.

Como lembrar do nome da pessoa?

Ao conhecer alguém ou a pedir alguém para falar numa conferência ou reunião você deve fazer 3 coisas básicas.
1. Repetir
Logo depois da pessoa dizer o nome repita-o em voz alta, se for difícil diga-o em sílabas e depois de gravá-lo repita o quanto for necessário durante o diálogo, por exemplo:
Ela: meu nome é Fernanda
Você: FER-NAN-DA certo?
Ela:Sim
Você: Fernanda o que você faria se....
e no fim da conversa
Você:Foi bom conhecê-la Fernanda
Agora você dficilmente se esquecerá do nome da Fernanda

2. Associar
Você pode olhar para a cara, ou o jeito da pessoa e associar com alguma característica que a pessoa possua, e caracterizar, por exemplo Fernanda, "a baixinha" (atenção o adjetivo fica pra você), ou então associar a alguma celebridade ou mesmo um animal ou objeto que você conheça, como "a Fernanda parecida com a Rihanna".

3.Praticar
Assim que você sair ou deixar a pessoa continue treinando o nome na cabeça, e use sempre que encontrá-la de novo, especialmente ao cumprimentar e a se despedir da pessoa, seguindo essa dica você facilmente se lembrará do nome das pessoas.





E se eu me esquecer?

Não há nada mais arriscado do que chamar alguém pelo nome da outra pessoa, é mesmo desagradável então se esqueceu o nome não tente chamar a pessoa, use alguns truques.
1. Pergunte outra pessoa: Não use o nome durante a conversa e assim que terminar,procure outra pessoa e pergunte o seu nome.
2.Use apelidos: tente "oi lindinha" ou outro apelido agradável para a pessoa, mas jamais fique embaraçado/a
3. Finja tossir: esse truque é antigo mas continua funcionando e sempre funcionará, diga oi "cof cof", se bem representado funciona muito bem.
4. Faça a pessoa escrever: Dê um jeito de a pessoa escrever seu nome, seja num formulário, ou num e-mail ou mesmo para lhe dar seu número de telefone.
5. Não fale de jeito nenhum: não tente, não arrisque, não fale o nome, é muito importante, mude de assunto e dê um jeito de escapar.
É isso aí, se seguir essas dicas garanto que nomes nunca mais serão um problema para você a não ser que você seja distraído

Quer ler mais artigos?, assine nossa feed ou então curta nossa página


Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!