Como dizer algo desconfortável para alguém

0 comentários
dizer algo desconfortável
Olá, já alguma vez sentiram a necessidade de dizer a alguém que tem um odor insuportável, mau hálito ou se veste mal? Pois é, acontece com todos e muitas vezes essa pessoa é muito amiga e próxima de nós, o que acaba nos deixando com um certo desconforto, mas essas atitudes muitas vezes devem ser tomadas para o nosso bem a para o bem da pessoa. As pessoas não entendem o quão desagradável são certas coisas e pensam que se calhar não está tão mal assim, uma vez que uma auto-avaliação é bem defeituosa, vamos então saber como agir nessas situações.

 

A introdução 

A introdução ao assunto é tão desconfortável quanto o próprio assunto, não se chega para alguém e dizer "você cheira mal", o impacto varia muito de pessoa para pessoa, pode baixar muito a auto-estima ou levar a atitudes muito imprevisíveis, quer dizer, nunca mesmo fale disso sem uma introdução.

Na introdução é importante mostrar que você vai dizer algo que é desconfortável para si, comece com "eu sei que é muito chato falar disso mas..." ou alguma coisa similar, é importante a seguir mostrar a sua preocupação com o bem estar da pessoa por isso siga dizendo algo como "eu me preocupo com você e não gostaria que as outras pessoas fiquem a falar mal de si por aí" até esse ponto a pessoa já se sentirá mais confortável com a conversa e sobretudo mais calma ao saber que você quer o bem dela.

 A terapia do elogio

Existe uma regra  básica que diz que se você quer tirar algo dê algo em troca, o que funciona nesse caso, ao criticar alguém é importante também falar algo bom sobre a pessoa, pode não ser crucial mas é efetivo porque existem muitas pessoas negativas e com baixa auto-estima por aí, principalmente as pessoas que não se cuidam direito, esse pode ser um sinal de falta de amor-próprio, então diga antes que você acha a pessoa divertida, inteligente ou atraente e que não acha justo esconder essas qualidades por coisas tão insignificantes, a terapia do elogio é uma etapa muito importante e ajudará bastante na mudança.

 Ajuda e acompanhamento

Por vezes não basta dizer que a pessoa cheira mal ou veste mal, é importante ajudar a mudar, se você oferecer um desodorante, um perfume ou roupa nova, ou ainda ajudar na compra você estará sendo mais eficaz do que se apenas dizenfo, ajudar a mudar é definitivamente a maneira mais amiga de criticar uma atitude, antes mesmo de dizer pense em como pode ajudar essa pessoa a mudar. Garanto que se falar de forma correta a pessoa lhe será eternamente grata. Um abraço.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!

Ocorreu um erro neste gadget