Como dizer NÃO?

0 comentários
dizer não
Olá pessoal, certas vezes é mesmo impossível atender a todos os pedidos que nos fazem, afinal somos humanos e precisamos de tempo e espaço para atender a nossos próprios pedidos, mas por medo de parecer cruel ou indelicado/a a gente acaba dizendo sim a tudo e como consequência nos prejudicamos bastante, dizer não não é ruim, pelo menos não se for bem feito, aprenda a seguir algumas dicas para recusar pedidos com classe:

1. Não dê muitos detalhes
Quando vai recusar um pedido não explique porque não pode fazer, porque se a pessoa estiver mesmo precisando pode facilmente contornar esse obstáculo, se disser que não pode porque vai cozinhar, a pessoa pode se oferecer para ajudar a cozinhar e aí você ficará sem argumentos.

2. Mostre-se incapaz
Não digo para fazer errado, mas sim para dizer algo do tipo "não acho que sou a melhor pessoa para isso" ou então "fulano pode fazer melhor" a vantagem é que esse tipo de resposta além de não lhe deixar com remorsos depois também é muito eficaz porque demostra humildade, e aconselho principalmente em tarefas muito difíceis.

3.Deixe a pessoa fazer por si
Muitas vezes as pessoas nos pedem favores porque se sentem incapazes de fazer sozinhas, então incentive a fazer por si com "acho que você mesmo pode conseguir fazer isso" mostre que você confia na pessoa uma grande vantagem é que ajuda ela a longo prazo.

4.Mostre estar ocupado/a
Explique para a pessoa que no momento está ocupado ou que está no meio de alguma coisa, não se sinta culpado por estar ocupado, se puder diga "de momento não posso mas pode me procurar mais tarde".

5.Mostre delicadeza
Um jeito mesmo elegante de dizer não é dizer "adoraria fazer mas não posso" ou "obrigado por me contatar mas de momento não estou disponível" não peça desculpas a não ser que esteja fazendo algo mesmo errado.

6.Mostre que você tem uma vida
Por vezes é preciso dizer que você tem uma família e outras coisas a fazer, pode também ter outros compromissos sociais ou ainda dizer que tem de se focar na sua vida e seus objetivos no momento, na hora de dizer não é preciso ser firme e convincente.

7.Diga simplesmente não
Precisa de quebrar certas barreiras e aprender a dizer simplesmente não ou "não posso" aqui você não precisa de explicar nada e a reação não será tão má quanto você pensa, acredite!

Precisamos de quebrar barreiras e deixar de dramatizar o não, afinal assim como quem nos pede favores nós também temos uma vida a cuidar e o importante é ajudar quando realmente se tem vontade, se não der diga NÃO.


Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!