Como contar uma notícia indesejável

0 comentários
desculpa pai
Certas vezes somos confrontados a dizer coisas que nossos pais, irmãos, amigos ou superiores não gostariam nada de ouvir, este texto lhe ajudará naquelas situações em que tem por exemplo que confessar que está grávida ou engravidou, que quebrou algum objeto valioso ou que reprovou. Bom, não prometo milagres desde já, mas é importante lembrar que no mínimo pode vir uma sensação de decepção e no máximo só Deus sabe, o jeito que você contar a notícia é que pode fazer decidir entre um extremo e outro.

Quando contar algo indesejável?

Quanto mais você demorar pior será, é óbvio, mas não se precipite ao contar porque um terreno mal preparado pode levar a uma tragédia, primeiro prepare o terreno  para contar, o humor da pessoa que vai ouvir tem de estar no seu melhor para evitar a associação com outros problemas, só conte se a pessoa estiver bem disposta.

Dependendo da gravidade da situação prepare você mesmo o terreno, limpe a casa e faça você mesmo o jantar, olhe, pode parecer ridículo mas esses favores sem mais e nem menos, são parte de uma terapia bastante funcional, as pessoas são naturalmente desconfiadas e essas atitudes servem mesmo para confundir e deixar o cérebro mais desligado e desconcentrado assim ele estará mais preparado para uma reacção inesperada do que quando o choque o encontra concentrado. Deixando a ciência de lado preparar bem o terreno é a chave.

Como contar algo indesejável?

 Sei que é chato...
É importante você valorizar a sensação da pessoa, mostrar que está consciente do erro que cometeu, não peça desculpas porque será pior pra você, diga apenas que sabe dos danos que isso pode ter causado e está disposto a na medida do possível ajudar a arcar.

Podia ser pior...
Em certos problemas, eu disse bem certos, e dependendo da gravidade pode ser útil mostrar como poderia ter sido pior, que você poderia ter morrido ou poderia ter estragado mais do que está, isso coloca a pessoa numa situação em que ela começa a visualizar o problema com menos gravidade.

Acidentes acontecem....
Mostre que foi um acidente, e se for o caso, mostre como você não podia evitar, afinal acidentes acontecem, em casos evitáveis diga como você tentou evitar, nem sempre as pessoas tem noção disso, e é importante conduzir á razão e fazer cair na real.

Busque ajuda
Você precisa contar com alguém de mais confiança para lhe ajudar, em caso de pais conte primeiro para a mãe e depois vão juntos para o pai, ou o inverso dependendo da calma de cada um, em caso de amigos vá com mais um, contar uma notícia com alguém do lado pode ajudar no momento da reação pois a pessoa estará mais calma e poderá facilmente ajudar a explicar.



Abraços...


Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!

Ocorreu um erro neste gadget