Como gerir seu dinheiro?

0 comentários
Essa questão atormenta muitos jovens hoje em dia, Seu salário acaba em menos de una semana? Esse artigo é para você, gerir dinheiro é mais que uma ciência, é também uma arte, e como todo bom artista você precisa mesmo se dedicar e se esforçar bastante para seguir essas dicas, vamos lá:

1. Ordem de importância

Antes de mexer no seu dinheiro, lembre da ordem de importância, primeiro pague suas dívidas se tiver, a seguir o que você precisa e depois o que você quer, essa ordem é determinante para o seu bem estar mensal, e deve ser seguida rigorosamente, se seguir o resto das dicas você nem precisará de se preocupar com o primeiro item.

2.Use dinheiro e não cartão

Usar dinheiro tem um efeito mais forte sobre a sua noção de gastos, o cartão entretanto é mais impessoal e muito mais cômodo, além disso a vontade de raspar surge muito facilmente, então deixe seu cartão em casa, saia apenas com o dinheiro que você precisa.

3.Invista em algo

Eu pessoalmente invisto em blogs, não que seja suficiente mas geram o básico, o bom de fazer ou participar de pequenos negócios é que terá dinheiro regularmente e útil para as despesas básicas.

4.  Tudo em lista

Antes de receber seu dinheiro tenha tudo em uma pequena lista, Digital ou manualmente, escreva tudo o que você precisa de comprar, mesmo que vá a uma pequena loja, escreva antes o que vai comprar lá e com um valor máximo para imprevistos, todo bom gestor conta com imprevistos, mas que não sejam tão grandes.

5.Não desperdice seu dinheiro

O problema muitas vezes não é ter gasto o dinheiro, mas sim ter gasto com coisas inúteis ou que você não precisava comprar quando olha para trás, um conselho, se vai comprar roupa por exemplo não leve mesmo sem ter gostado o suficiente ou por ter muito dinheiro, leve se gostou mesmo ou se realmente precisa e consta na sua lista, doces, chocolates e coisas do gênero devem ser compradas em conjunto com outros alimentos de modo que tenha em casa se não pode abrir mão, outro jeito de desperdiçar é comprar coisas em quantidades menores, compre em embalagens maiores.

6.Controle seu saldo sempre

Veja sempre seu saldo, veja se não está gastando muito e se for mais organizado/a compare com o mês anterior, depois de qualquer operação veja com quanto ficou, pode ajudar a lhe assustar e fazer parar de gastar antes de surpresas desagradáveis.

7.Corte pequenos grandes gastos

Você costuma comprar lanche? Quanto custa por semana? E por mês? E se fizesse em casa? Esse tipo de gastos são pequenos no dia-a-dia mas grandes ao fim do mês ou do ano, existem sempre alternativas até para o pão diário! É só olhar com atenção e ver se os seus gastos diários não são cortáveis.

E isso aí pessoal sua capacidade de gerir dinheiro determina o que você vai poder ser no futuro, já fui mau gestor por muito tempo mas seguindo essas dicas melhorou bastante, um abraço


Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!