Olá pessoal, mentir em propaganda é algo que virou "normal" por vezes com certos exageros como cremes que transformam sua pele em três dias ou carros que voam, mas como resultado da evolução novos tipos de produtos e serviços têm surgido a cada instante gerando uma louca concorrência entre as gigantes empresas e quem se beneficia com isso é o público que também não sai nada ileso dessa louca e muito criativa batalha, a publicidade busca o que o ser humano mais quer e coloca na tela, vamos conhecer alguns truques que ela usa:
1. A família feliz
Quantos comerciais você já viu com uma "família perfeita"? Essa consegue o que a publicidade mais quer, atingir psicologicamente, é aquela em que um lindo pai e uma lindíssima mãe, com seus lindos e felizes filhos numa linda casa usam determinados produtos.
A família é a parte que mais toca o cliente, cada membro da família tem um simbolismo próprio, ela também representa união, aí a mãe não compra determinado produto só porque ele ajuda o filho mas também porque ela o ama, o amor familiar é o foco desse tipo de campanha, mostra também que a família decide unida que deve usar o produto, ou ela pode atingir diretamente determinado membro da família mostrando o dever que tem de comprar determinado produto para a felicidade da família.
Recomendo assistir o filme amor por contrato.
Recomendo assistir o filme amor por contrato.
2. Sexo vende
A curiosidade, o mistério e a emoção em volta do ato sexual chama muita atenção com certeza, por isso o slogan "sexo vende", por essas e outras publicidades com apelo sexual, com mulheres e homens de corpos definidos e seminus aparecem em comerciais vendendo produtos muitas vezes longe de sexo, no fundo sexo não vende apenas chama atenção das pessoas, segundo as estatísticas as publicidades com apelo sexual não são tão efetivas porque o cliente apenas se lembra da parte sexual e esquece até da marca em que viu, apesar de tudo a visão mística, o instinto biológico e o carácter espiritual que o sexo tem ainda é muito usado pelos publicitários.
3. Beleza é fundamental
Você é feio/a ou tem de ser para comprar determinado produto, se todos se sentissem bonitos para onde iriam todos aqueles produtos? A imagem de modelo trabalhada em salões de beleza modernos e editada no computador tem de convencer ao cliente que a sua imagem não é perfeita mas pode melhorar se usar determinado produto, os "modelos" são produto de empresas interessadas em vender e gerar lucro, elas é que acabam criando os padrões de beleza, definindo a cara, altura e peso ideal que tanta gente corre atrás.
4. O mais moderno
Para a publicidade é muito importante que você se sinta ultrapassado/a, seu celular têm câmera de 8megapixels? Hahaha que old o meu tem de 41megapixels! Pronto, lá surge aquele triste sensação de derrota e o pobre junta mundos e fundos para comprar um celular moderno e aí surge outro mais moderno e assim sucessivamente, se você se julga esperto e prefere continuar no seu Nokia 3310 porque a moda é inútil, aí todas as outras empresas lançam serviços que não funcionam para você e você fica cada vez mais ultrapassado, essa fórmula também funciona com muitos outros produtos mas é mais eficiente na tecnologia.
5. A lei da atração
Quer ter uma linda mulher do seu lado? Compre um Porsche, pronto taí uma mensagem muito simples passada em um comercial de carros, ser amado é inquestionavelmente o desejo do ser humano e esse tipo de propaganda acaba mudando o jeito de ser das pessoas tornando-as cada vez mais materiais.
A publicidade está cumprindo seu papel que é de vender o máximo possível, cabe a cada um saber filtrar a publicidade e usá-la a seu favor, tirando o que tem de bom e deixando o ruim, ela muda a sociedade, muda o nosso comportamento e maneira de pensar, mas a pura verdade é que a felicidade familiar não depende de bens materiais, sexo não vende, você não é feio/a, você nunca estará na moda, e você caríssimo/a leitor/a é atraente do jeito que é. Um abraço.
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!