Quando devo dizer a verdade?

0 comentários
Muitas vezes somos confrontados com situações em que o que dizemos a seguir pode mudar nossas relações e nos tornar infelizes ou mais felizes, talvez nem tanto, mas se alguém que a gente adora faz um penteado novo e nos pergunta o que achamos, se achar que está legal tudo bem e se estiver horrível o que dizer? O penteado está feito e vocé pode no máximo fazer a pessoa se sentir envergonhada e andar triste enquanto não mudar de penteado, aí entra a questão desse artigo, Será que devo falar a verdade?

 

Verdade ou opinião?

Antes de responder a pergunta do parágrafo anterior vocé deve saber que há uma diferença entre a verdade e a opinião, o que a pessoa quer é a sua opinião, o resto pode achar que o penteado está muito bom mas você não, por isso ao dar sua opinião o que você pensa ser sinceridade pode ser um julgamento errado e duro da sua parte, não pode garantir que está dizendo a verdade porque não existe verdade em opiniões.

Vale a pena dizer a verdade?
Você ao ter a sensação de ter dito a verdade pode se sentir mito bem, mais aliviado e acima de tudo feliz consigo mesmo e isso é o mais importante. Mas você está preparado para o resultados dessa verdade?
Em outros casos dizer a verdade pode ser desnecessário, nem todas as verdades têm de ser ditas, tudo que a gente faz é uma questão de balanço entre o que se perde e o que se ganha, uma traição antiga e passageira numa relação sem danos colaterais pode não passar de uma verdade desnecessária que no máximo quebrará a confiança e a saúde de uma família, a troco de...nada praticamente.

Quando se está a lidar com gente importante como nossos chefes, pais ou clientes muitas vezes tendemos a dizer que o errado está certo, que o incorreto está correto e que gostamos do que não gostamos para manter a relação e o respeito, nesse caso você está apenas supervalorizando a outra pessoa e se desvalorizando, os seus sentimentos e opiniões passam a não contar mais e continuará se sentindo desconfortável até decidir que você também é importante.

A questão que fica é: será que vale a pena dizer a verdade e perder nossos amigos? A resposta é que se os amigos se importam realmente connosco e com a nossa opinião eles não deixarão de ser nossos amigos e se eles não se importam eles irão embora porque o  bem estar deles vale mais do que o que você pensa, eles procuram por alguém para realizar seus desejos e expectativas e não se importam com quem seja esse alguém.


Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, junte-se a nós no facebook!